Retrospectiva 2015

Vocês se lembram de 2015? Pois bem, começei o ano colhendo um grande fruto plantado em terreno incerto em 2012 que floresceu em 2014 no Flickr. Já no começo do ano, o Flickr anunciou a fotografia “Fim de Tarde” como uma das 25 dentre centena de milhões compartilhadas naquele ano que mais se destacaram.

Fim de tarde em Maringá

Parecia que o ano começaria bem tranquilo e que eu poderia me deleitar com a colheita, mas como na lavoura, não há tempo a perder quando está na hora de plantar. Abandonei o lazer, a família, os amigos e o estudo. Era hora de arregaçar as mangas, pegar a enxada, sair cedo do lar e não ter hora para voltar várias vezes. No ano de 2015 fui mais longe do que havia ido, fui mais alto com minhas próprias pernas, vi coisas que apenas os muitos anos de caminhada me permitiu ser testemunha ocular e trazer à todos que não puderam ir às minhas visões.

Ainda no verão, larguei tudo para trás, mais uma vez e lá estava eu arando o solo para plantar uma semente que eu esperava crescer nos melhores ângulos e que florescessem nas melhores cores. Das várias plantações, a que mais me impressionou foi uma no outono, em terra quente e pouco fértil. Era certeza de frutos pequenos e murchos. Mas nem sempre estamos só. Encontrei com outros agricultores e juntos preparamos o terreno adubando de idéias e boa vontade, esperamos a hora certa para jogar as sementes e quase que imediatamente a plantação vingou e floresceu no meio da selva com um laranja vivo. Desta árvore, saiu um grande fruto que recebeu uma mensão honrosa na revista canadense Vertical Magazine e o terceiro lugar no tradicional concurso de fotografia da revista norte americana Aviation Week (categoria defesa).

H-60L Black Hawk
Harpias do 7º/8º GAV.

O inverno chegou e foi hora de não deixar as folhas se queimarem, de meditar, cuidar um pouco de mim. Tirei férias para descansar a alma, caminhei e escalei por vários dias, cultivei antigos e novos amigos e quando cheguei no lugar mais alto que minhas pernas me levaram até aquele dia, no meio de um mundo visto por poucos brasileiros, plantei mais uma vez. Força do hábito.

Pedra da Mina
Hotel cinco estrelas no topo da Pedra da Mina.

Revigorado, os ventos mudaram de direção e um novo desafio surgiu do outro lado do mundo. E assim, os ventos me levaram para a Coréia do Sul para fotografar os atletas brasileiros nos Jogos Mundiais Militares. Antes que perguntem, nosso país ficou em segundo lugar, na frente de tradicionais potências olímpicas. Naqueles dias, me senti atleta. Corria de um lado para o outro, levantava o peso das câmeras fotográficas, me concentrava para efetuar o melhor disparo naquela modalidade que eu era iniciante, a fotografia esportiva.

Judo
Jogos Mundiais Militares na Coréia do Sul

Na volta para o Brasil, a horta que ficou estava mal cuidada, com muitas folhas secas, pragas e ervas daninhas. Era hora de parar e salvar aquilo que ja estava plantado. Nunca imaginei que fosse mais difícil revigorar uma plantação que plantar em solo árido. Mas com os cuidados flores e frutos começaram a aparecer.

Treinamento das Forças Especiais
Primeiro H-36 operacional

Nesse ínterim, colhi menções honrosas na Skies Magazine e Aviation Week, além da premiação, convivi com pessoas maravilhosas. Mas o prêmio que mas me deixou feliz foram as palavras de várias pessoas que encontrei durante a minha longa caminhada me dizendo que esses frutos, além de trazer beleza e encanto, vinham com motivação para suas vidas. Mal sabiam elas que suas palavras foram mais importantes para mim do que a fotografia que fiz para elas.
Agora, o ano de 2015 disse adeus e meu desejo é abrir novos campos com a retomada do projeto de aeronaves históricas e “Alma Enlatada” e deixá-los florescer para todos.

Anúncios

Um comentário sobre “Retrospectiva 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s