Mulheres na aviação militar.

As fotografias que vocês verão a seguir são o fruto de lutas sociais e da conscientização de uma sociedade ainda segregária.

Ainda que caminhemos em uma sociedade essencialmente machista, tenho sido testemunha da evolução moral do país que caminha, ainda que com resistência, para uma sociedade menos injusta em alguns aspectos.

Durante minhas andanças em busca de imagens, não trago apenas fotografias, trago histórias e ideias das pessoas que compartilham a caminhada de alguns trechos. Algumas dessas histórias se referem ao processo que busca a igualdade de oportunidade, de condições de trabalho e de carreira na Forca Aérea Brasileira, independente do gênero, cor da pele ou religião.

As imagens mais icônicas dessa mudança de comportamento social eu vi nos hangares de manutenção e nas linhas de voo onde há pouco tempo as tarefas eram desempenhadas exclusivamente por homens. Hoje, através de um concurso aberto a ambos os sexos em igualdade de condições, vemos cada vez mais mulheres integrando as forças armadas.

Saímos da inércia através de pequenos passos, mas ainda há muito que se conquistar para que um dia essa diferença caia no esquecimento e que a igualdade seja o cotidiano na sociedade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s